O que é o OASIS Bixiga?

O Oásis Bixiga está acontecendo nos meses de setembro e outubro de 2008 (6 de setembro a 26 de outubro), e pretende mobilizar jovens universitários a realizar um Oásis no bairro do Bixiga.

Por meio de uma experiência direta e prazerosa de realização coletiva, pretendemos sensibilizar os moradores do bairro do Bixiga e universitários para as possibilidades de um convívio harmônico com o outro e com o ambiente.

Pretedemos com isso que o aluno saia de sua zona de conforto e crie uma cultura de cuidado com a comunidade em que está inserido, despertando e cultivando um espírito de empreendedorismo social cooperativo nos membros da comunidade e da universidade.

Os objetivos do projeto são restaurar e fortalecer as relações afetivas que unem uma comunidade, visando à rápida transformação de ambientes físicos e das atitudes sociais e ambientais em seus participantes.

Informações sobre o Mutirão

Datas: 25 e 26 de Outubo

Horário: a partir das 8h30 até anoitecer

Ponto de Encontro: Rua Almirante Marquês de Leão, 284, Bixiga

Contato: (11) 9250-9098 / (11) 3253-8959

Traga materiais que tiver em casa para ajudar na obra (tinta, pincéis, vassoura, rodo, mangueira, produtos de limpeza, madeira, etc.) ou o que puder para contribuir!

Obs: Venha com roupas que possam sujar!

DIVULGUE !!!

Semana 2 - Informação (13 de setembro)

Um mergulho nas origens culturais e nos conhecimentos pertinentes à arte, ciência e à espiritualidade próprias dos habitantes locais e apreendendo as suas técnicas de construção, comunicação e organização; e, a realidade do bairro, seus problemas, potencialidades, recursos etc.
O primeiro momento consistiu em uma atividade de pintura do molde do seu corpo para simbolizar o que mudou da 1º semana para a 2º semana e o que trouxemos de novo.
O segundo momento foi realizada uma atividade para que soubéssemos como abordar as pessoas com o objetivo de buscar as informações de uma maneira descontraída (um bate-papo). Precisávamos buscar informações com os mais velhos, as rezadeiras, e lideres que resolvessem os problemas coletivos. Historias que nos fizessem chorar.
Para tanto precisávamos ter um “escuta ativa”, prestar atenção na entrelinhas, administrar nossas opiniões, usar a intuição ter ação.
Cada um teve uma história que merece ser compartilhada, uma delas foi a entrevista com o padre na Igreja da Achiropita o que mostrou um grande interesse por parte dela para com assuntos sociais como atividades necessárias para os jovens durante a tarde, além de todos os projetos que já existem com crianças, jovens e idosos.
COMPARTILHEM A HISTÓRIA DE VOCÊS TAMBÉM!

Nenhum comentário: