O que é o OASIS Bixiga?

O Oásis Bixiga está acontecendo nos meses de setembro e outubro de 2008 (6 de setembro a 26 de outubro), e pretende mobilizar jovens universitários a realizar um Oásis no bairro do Bixiga.

Por meio de uma experiência direta e prazerosa de realização coletiva, pretendemos sensibilizar os moradores do bairro do Bixiga e universitários para as possibilidades de um convívio harmônico com o outro e com o ambiente.

Pretedemos com isso que o aluno saia de sua zona de conforto e crie uma cultura de cuidado com a comunidade em que está inserido, despertando e cultivando um espírito de empreendedorismo social cooperativo nos membros da comunidade e da universidade.

Os objetivos do projeto são restaurar e fortalecer as relações afetivas que unem uma comunidade, visando à rápida transformação de ambientes físicos e das atitudes sociais e ambientais em seus participantes.

Informações sobre o Mutirão

Datas: 25 e 26 de Outubo

Horário: a partir das 8h30 até anoitecer

Ponto de Encontro: Rua Almirante Marquês de Leão, 284, Bixiga

Contato: (11) 9250-9098 / (11) 3253-8959

Traga materiais que tiver em casa para ajudar na obra (tinta, pincéis, vassoura, rodo, mangueira, produtos de limpeza, madeira, etc.) ou o que puder para contribuir!

Obs: Venha com roupas que possam sujar!

DIVULGUE !!!

Semana 1 - Percepção (6 de setembro)

Inicialmente perceberem-se uns aos outros, criar uma identidade comum enquanto grupo e tomar contato com a realidade local. No segundo momento, um levantamento sinestésico apreciativo em busca e registro das diferentes, e na maioria das vezes ocultas, manifestações do belo naquela comunidade.
A primeira atividade foi a pintura de uma mandala em grupos misturados das duas faculdades com o objetivo de percepção para com o outro e integração. Nessa atividade cada grupo utilizou uma regra, por exemplo, um dos grupos tinha como regra cada um faz o que quiser, como resultado a mandala ficou toda colorida e sem espaços iguais, outro grupo escolheu pintá-la com cada parte de uma cor.
No segundo momento tivemos a oportunidade de andar pela comunidade do bixiga durante uma hora. O objetivo era procurar um lugar onde fosse impossível encontrar o belo, mas que fosse possível procurar onde a beleza está escondida, não era permitido a interação com pessoas do bairro uma vez que ainda não sabíamos quais informações deveríamos procura.

Nenhum comentário: